O sagrado cinematográfico em Matrix: a ressurreição de Neo The sacred cinematic in Matrix: the Neo's resurrection

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Jean Jefferson Dias de Lima

Abstract

RESUMO: O presente trabalho expõe a análise desenvolvida acerca da construção da imagem do sagrado no cinema. Utilizando como fonte o filme Matrix (The Matrix) de 1999, dirigido pelas irmãs Wachowski, no recorte da sequência que leva a ressurreição de Neo e os segundos após este acontecimento. Promovendo um diálogo entre cinema e religião na busca pela construção do sagrado cinematográfico, utilizando como base as reflexões de alguns autores para a fundamentação, tais como Eliade (2010), Eller (2018), Meslin (2014), Vadico (2016), Pieper (2015), Deleuze (2004), Martin (2003), Marie (2009) e Irwin (2005). Traçando a relação de importância do campo do cinema e do campo da religião, seguiu-se em busca dos conceitos norteadores para a observação do sagrado, logo após, os conceitos das ferramentas cinematográficas. Com isto posto, o filme foi descrito para buscar sua relação com o budismo. A partir de então, seguiu-se a disposição da metodologia de trabalho, seguida do estudo detalhado do recorte fílmico escolhido, que foi observado exaustivamente, dissecado, separado e analisado. Por fim, detalharam-se os elementos que construíram a noção de sagrado no filme Matrix durante a ressurreição de Neo. Palavras-chave: Cinema. Religião. Sagrado. Matrix.


ABSTRACT: The present work presents the analysis developed about the construction of the image of the sacred in the cinema. Using as source the 1999 film Matrix (directed by the Wachowski sisters), in the cut of the sequence that leads to the resurrection of Neo and the second after this event. Promoting a dialogue between cinema and religion in the search for the construction of the sacred cinematographic, using as basis some reflections of some authors for the foundation, such as Eliade (2010), Eller (2018), Meslin (2014), Vadico (2016), Pieper (2015), Deleuze (2004), Martin (2003), Marie (2009) e Irwin (2005). Plotting the relation of importance of the field of cinema and the field of religion, followed in search of the guiding concepts for the observation of the sacred, soon after, the concepts of the cinematographic tools. With that, the film was described to look for its relation with the Buddhism. After that, the methodology of the work was followed, followed by a detailed study of the chosen film cut, which was exhaustively observed, dissected, separated and analyzed. Finally, the elements that constructed the notion of sacred in the movie Matrix during the resurrection of Neo were detailed. Keywords: Cinema. Religion. Sacred. Matrix.

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