A atualidade da concepção de reprodutibilidade de Walter Benjamin News of Walter Benjamin's reproducibility conception

Main Article Content

Tássio Ricelly Pinto de Farias

Abstract

RESUMO: Este trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo discutir a atualidade da concepção de reprodutibilidade técnica proposta por Walter Benjamin. Para tanto, será feito um contraponto com a concepção de indústria cultural proposta por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. A leitura dos autores possibilitou não mais que a formulação de problemas, aos quais se tenta oferecer caminhos para a solução. Sociologicamente, chega-se aos seguintes questionamentos: é admissível que a reprodutibilidade da obra de arte seja vista apenas como uma estratégia burguesa que visa a alienação das massas, como quiseram Adorno e Horkheimer? A reprodutibilidade técnica da arte – apesar de promover o declínio da aura – pode ser entendida como potencialização do acesso aos bens culturais, e desta forma, como possível politização dos indivíduos, como disse Walter Benjamin? Esta discussão sociológica – de natureza teórica – revela que o avanço das técnicas de reprodução da arte, unidas ao efeito potencializador da internet, proporcionou a ampliação do acesso aos bens culturais, conforme apontava Walter Benjamin. Quanto ao virtual efeito politizante, consequência do acesso ao patrimônio cultural por meio da reprodução e distribuição tecnológica, permanecerá uma incógnita para outras discussões. Palavras-chave: Reprodutibilidade técnica. Indústria cultural. Teoria crítica da sociedade.


ABSTRACT: This work, on a theoretical nature, aims to discuss the relevance of the concept of technical reproducibility proposed by Walter Benjamin. Therefore, a counterpoint with the concept of cultural industry proposed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer it is going to made. The authors' reading enabled no more than the formulation of problems, which attempted to offer ways for the solution. Sociologically, it raised the following questions: is it permissible for the reproducibility of the work of art be seen only as a bourgeois strategy aimed at alienating the masses, as did Adorno and Horkheimer want? The technical reproducibility of art - despite promoting the decline of the aura – it could be understood as enhancing access to cultural goods, and thus, as a possible politicization of individuals, as Walter Benjamin said? This sociological discussion - of a theoretical nature - reveals that the advancement of art reproduction techniques, together with the potentializing effect of the internet, provided the expansion of access to cultural goods, as pointed out by Walter Benjamin. As for the virtual politicizing effect, a consequence of access to cultural heritage through technological reproduction and distribution, it will remain unknown for other discussions. Keywords: Technical reproducibility. Cultural industry. Critical theory of society.

Article Details

Section
Articles