O LEÃO DE SETE CABEÇAS E A ESTÉTICA DA VIOLÊNCIA EM GLAUBER ROCHA THE LION OF SEVEN HEADS AND THE AESTHETICS OF VIOLENCE IN GLAUBER ROCHA

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Stamberg José da Silva Júnior

Abstract

RESUMO: Este artigo investiga a utilização da mise-en-scène audiovisual como ponto de partida para uma estética revolucionária e anticolonialista no Cinema Novo, movimento cuja base foi a afirmação de um arte “da fome” ou “terceiro-mundista”, construída a partir de elementos diegéticos que visaram suscitar a superação da “dominação” cultural e social oriundas do exterior. A análise, de natureza exploratória, tem como referência o filme O Leão de Sete Cabeças (Der Leone Have Sept Cabeças, 1970), do cineasta Glauber Rocha. Discutimos a produção deste aclamado diretor da sétima arte brasileira relacionando-a a autores das ciências humanas e sociais e objetivando ampliar o diálogo para além do contexto artístico. Palavras-chave: Glauber Rocha. Cinema. Revolução. Colonialismo.


 


ABSTRACT: This article investigates the use of audiovisual mise-en-scène as a starting point for a revolutionary and anti-colonialist aesthetics in Cinema Novo, a movement based on the affirmation of an art "from hunger" or "third world", built on starting from diegetic elements that aimed to overcome the cultural and social "domination" from abroad. The exploratory analysis is based on the film Lion of Seven Heads (Der Leone Have Sept Cabeças, 1970), by filmmaker Glauber Rocha. We discussed the production of this acclaimed director of the seventh brazilian art, relating it to authors from the human and social sciences and aiming tô expandir the dialogue beyond the artistic context. Keywords: Glauber Rocha. Movie Theater. Revolution. Colonialism.

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