CINEMA, IDEOLOGIA E TURISMO: PERSPECTIVAS ESTEREOTIPADAS SOBRE O BRASIL NOS CURTAS-METRAGENS “ALÔ AMIGOS: AQUARELA (1942)” E “VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1944)”
CINEMA, IDEOLOGY AND TOURISM: STEREOTYPICAL PERSPECTIVES ABOUT BRAZIL IN SHORT FILMS "ALÔ AMIGOS: AQUARELA (1942)" AND "VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? (1944)"
Abstract
RESUMO: Este estudo dá continuidade à pesquisa PIBIC/CNPq (2021-2022), intitulada “Cinema e narrativas ideológicas: clichês e estereótipos sobre o Brasil no filme ‘Turistas’, de John Stockwell”, cuja problemática trouxe alguns insights socioantropológicos acerca do filme “Turistas” (2006). Para a pesquisa PIBIC/CNPq (2022-2023) continuamos com a discussão envolvendo o Brasil e seus estigmas espaciais a partir de outras duas produções: Alô Amigos: Aquarela (1942) e Você Já foi à Bahia? (1944), ambas da Disney. Nelas, verifica-se um estigma negativo de Brasil culturalmente caricato como enclave turístico imaginário em perspectiva colonial e determinista. Assim, concluímos que as obras audiovisuais podem atuar através de uma variedade de óticas, seja reforçando estereótipos sobre culturas, seja promovendo atividades, como a turística. Reforçamos que a Política da Boa Vizinhança (da Disney e dos EUA) se entranhou nas obras que aqui discutimos, com propósitos políticos e financeiros, recorrendo a perspectivas estereotipadas sobre esse Brasil construído e idealizado através de uma visão estadunidense. Palavras-chave: Cinema; Estigma; Ideologia; Brasil; Turismo.
ABSTRACT: This study continues the PIBIC/CNPq research (2021-2022), entitled "Cinema and ideological narratives: clichés and stereotypes about Brazil in the film 'Tourists', by John Stockwell", whose problematic brought some socio-anthropological insights about the film "Tourists" (2006). For the PIBIC/CNPq research (2022-2023) we continued with the discussion involving Brazil and its spatial stigmas from two other productions: Alô Amigos: Aquarela (1942) and Você Já foi à Bahia? (1944), both from Disney. In them, there is a negative stigma of Brazil culturally ludicrous as an imaginary tourist enclave in colonial and deterministic perspective. Thus, we conclude that audiovisual works can act through a variety of perspectives, either reinforcing stereotypes about cultures, or promoting activities, such as tourism. We reinforce that the Good Neighbor Policy (of Disney and the USA) became embedded in the works that we discuss here, with political and financial purposes, resorting to stereotyped perspectives on this Brazil built and idealized through an American vision. Keywords: Movie; Stigma; Ideology; Brazil; Tourism.