About the Journal
The Journal Tourism Studies & Practices (RTEP) is a publication of the Research Group on Leisure, Tourism and Work (GEPLAT) of the State University of Rio Grande do Norte – UERN. Multi and interdisciplinary the RTEP is focused both on theoretical and methodological questions of studies in tourism, leisure and hospitality, as well as on operational issues related to the planning and to the management of tourist destinations and companies.
The aim of the Journal is to publish inedited texts resulting from empirical and theoretical research. Therefore, it aims to be a digital space for dialogue in the context of academic research in tourism, in order to encourage the critical exercise of readers and of researchers interested on tourism, as well as related areas.
ISSN: 2316-1493
Qualis Capes: B2
A Revista Turismo Estudos e Práticas – RTEP (ISSN 2316-1493), editada pelo Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, comunica que, a partir do segundo semestre do ano de 2024, trabalhará somente com Números Temáticos, organizados, revisados e editados por professores(as) peritos(as) em suas respectivas áreas de formação e pesquisa. Portanto, o fluxo contínuo individual está encerrado.
Os Números Temáticos serão organizados tanto a convite deste Conselho Editorial, quanto por proposta direta enviada via e-mail para: geplat.editions@gmail.com. Cada Número Temático, organizado como caderno especial, deverá ter, preferencialmente, entre 5 e 8 artigos ou ensaios. Resenhas, traduções e entrevistas também poderão compor os Números Temáticos, desde que estejam dentro da temática proposta.
Os Números Temáticos deverão vir devidamente revisados, editados e avaliados pelo organizador competente e, se possível, prefaciados por um(a) professor(a) externo. Esse prefácio externo entrará como parte do processo avaliativo.
Somente serão aceitas contribuições de autores com titulação mínima de mestre. O(a) organizador(a) do Número Temático deverá ter titulação de doutor(a) e comprovar vinculo institucional. Excepcionalmente, mestrandos poderão compor os cadernos, desde que acompanhados de seus respectivos orientadores como coautores.
No mais, a RTEP entra em sua nova fase editorial e espera contar com publicações qualificadas de acadêmicos e acadêmicas de diversas universidades, áreas do saber e perspectivas teóricas.
Não há cobrança de taxa para o recebimento, edição e publicação de artigos.
DIRETRIZES PARA OS ORGANIZADORES
Como parte do processo de submissão, os organizadores dos Números Temáticos são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.
- A REVISTA TURISMO ESTUDOS E PRÁTICAS ACEITA CONTRIBUIÇÕES NAS SEGUINTES SEÇÕES:
1.1 Artigos e Ensaios:
Os artigos e ensaios devem ser inéditos (em periódicos), ter entre 7 e 20 páginas, incluindo resumo na língua vernácula e resumo em língua inglesa (abstract) de, no máximo, 300 palavras, contendo de 3 a 6 palavras-chave e as referências (padrão APA vigente).
1.2 Resenhas:
As resenhas de livros de publicação nacional devem ser feitas para obras publicadas em até três anos, a partir da data de submissão; e cinco anos para as obras publicadas fora do país. A resenha poderá ser produzida em formato expandido, de modo a melhor descrever, comentar e apreciar a obra em leitura. Cada resenha não deverá ultrapassar dez (10) páginas no formato da revista. O autor deverá indicar uma imagem do livro resenhado.
1.3 Entrevistas
As entrevistas deverão versar sobre temáticas atuais dos estudos em turismo, lazer e hospitalidade, abordadas por docentes e pesquisadores de destaque no campo acadêmico deste periódico. Deverão ter entre 10 e 30 laudas.
1.4 Traduções
As traduções deverão ter autorização prévia (e por escrito) de seu autor, e deverão ter a extensão do texto original, que não deverá ter mais de 35 laudas, no formato atual do periódico. O autor da tradução deverá anexar uma declaração assinada pelo autor do texto original, autorizando a tradução.
2 OS TEXTOS ORIGINAIS DEVERÃO SER DIGITADOS OBEDECENDO A SEGUINTE FORMATAÇÃO:
2.1 A formatação do texto deverá seguir a seguinte orientação: letra Cambria em todo texto; tamanho 12 (exceto citações diretas e notas de rodapé, que terão tamanho 10); espaçamento simples entre linhas; recuo de primeira linha de 1,25 cm; texto justificado; todas as margens em 3 cm.
2.2 Serão aceitos artigos escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
2.3 As citações e referências bibliográficas deverão respeitar os padrões da American Psychology Association (APA) em vigor:
2.4 O resumo não poderá ultrapassar 300 palavras;
2.5 Artigos e ensaios deverão ter, no máximo, 05 autores. Resenhas deverão ter no máximo dois autores.
2.6 Somente serão aceitas contribuições de autores com titulação mínima de mestre. O organizador do Número Temático deverá ter titulação de doutor.
2.7 As submissões que não estiverem rigorosamente de acordo com as normas acima serão devolvidas aos organizadores.
3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO
3.1 Os arquivos submetidos deverão ser escritos de acordo com os critérios mínimos de qualidade determinados pelo periódico, a saber:
Bloco 1 (forma)
- Linguagem acadêmica formal
- Clareza e objetividade do título e do resumo
- Qualidade da tradução do resumo em língua inglesa (abstract)
- Apresentação e organização do texto (qualidade visual)
- Normatização (referências e citações padrão APA)
Bloco 2 (conteúdo)
- Metodologia do estudo
- Consistência teórica (revisão da literatura)
- Contextualização do objeto de estudo
- Concatenação teoria e empiria
- Relevância do escrito para os estudos do lazer, da hospitalidade e do turismo.
3.2 Os arquivos submetidos poderão ser aceitos para publicação; aceitos com correções facultativas; aceitos com correções obrigatórias; ou não recomendados pelo Conselho Científico do periódico;
3.3 Os artigos e ensaios devem conter, preferencialmente, uma lógica mínima de:
1) Introdução/Apresentação: apontando uma breve contextualização do objeto, os objetivos do estudo, uma breve justificativa e os procedimentos metodológicos da pesquisa;
2) Desenvolvimento do texto (estruturado em subseções, deve enfocar a discussão teórica do estudo, uma análise do objeto, os dados em análise e o entrelaçamento entre teoria e empiria);
3) Conclusão/Considerações Finais (resgate sinóptico dos aspectos mais relevantes do escrito, bem como, a exposição das principais contribuições, limites e perspectivas da pesquisa).
3.4 As resenhas deverão destacar:
1) Perfil biográfico e perspectivas teóricas do autor
2) Descrição sumária da obra
3) Conclusões do autor
4) Aspectos estilísticos da obra
5) Público-alvo a quem se destina o trabalho
6) Apreciação e análise da obra, apontando alguns limites e perspectivas.
4 ORIENTAÇÕES FINAIS
4.1 Ao submeter texto à revista Turismo: Estudos e Práticas, caso este seja selecionado, os autores autorizam sua publicação sem quaisquer ônus para a Revista ou para seu editor.
4.2 Os artigos representam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da Equipe Editorial ou do Conselho Científico da RTEP;
4.3 A Equipe Editorial poderá deliberar acerca de casos excepcionais, desde que a publicação não prejudique a qualidade da Revista.
5 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A Revista Turismo Estudos e Práticas – RTEP, do Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT), está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.