DESCARACTERIZAÇÃO DOS CENTROS HISTÓRICOS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO E TURISTAS QUANTO À DEGRADAÇÃO DO ENTORNO DO CENTRO HISTÓRICO DE OURO PRETO/MG

MISCHARACTERIZATION OF THE HISTORIC CENTER OF OURO PRETO / MG: THE PERCEPTION OF NATIVES AND TOURISTS

Authors

  • Danúzia Pereira Milagres
  • Alissandra Nazareth de Carvalho

Abstract

RESUMO: O presente trabalho buscou apresentar a questão da descaracterização e a desvalorização das casas históricas e o crescimento demográfico desordenado no entorno do centro histórico de Ouro Preto/MG, fazendo uma breve comparação com outras cidades históricas. Buscou-se analisar o olhar dos moradores no que tange a essa história que está sendo derrubada com a estrutura dessas casas, analisando a percepção dos turistas ao se depararem com essa paisagem e com o patrimônio degradado e o que pode ser feito para preservar e valorizar estes patrimônios resguardando a história local. O estudo foi construído por meio das experiências vividas pela pesquisadora, por meio dos trabalhos realizados no Museu da Inconfidência em Ouro Preto/MG e por meio da vivência enquanto moradora da cidade. O estudo desta temática tende a ser muito importante devido à pesquisa relativa à conservação e proteção ao patrimônio, buscando entender a percepção dos entrevistados em relação a situação patrimonial e da memória preservada do município. Tratou-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, realizada através da aplicação de questionários e entrevistas que identificaram a percepção dos entrevistados. Com esta pesquisa foi possível identificar que a percepção do espaço vem de como cada um o observa e o interpreta, seja morador ou turista. Relacionando à responsabilidade ao patrimônio, ao nível de importância que o bem representa e ao nível de descaracterização da cultura local e da arquitetura original. Palavras-chave: Descaracterização. Percepção. Patrimônio. Turismo. Ouro Preto.

ABSTRACT: This work presented the issue of mischaracterization and devaluation of historic houses and the disorderly demographic growth around the historic center of Ouro Preto/MG, making a brief comparison to other historic cities. We analyzed the perspective of residents and the perception of tourists about it. The study was constructed through the experiences as a resident lived by the researcher and through the work carried out at the Museum of Inconfidência in Ouro Preto/MG. It was descriptive exploratory research of a qualitative nature, applying questionnaires and interviews that identified the perception of the interviewees regarding this issue, discussing and encouraging with this action the preservation of historic centers. In terms of history, the research made local tourism and the enjoyment of these goods aware. Keywords: Mischaracterization. Perception. Heritage. Tourism. Ouro Preto.

Published

2023-02-28