TURISMO, CINEMA E IDEOLOGIA: IMAGENS SOBRE O BRASIL EM TRÊS PERSPECTIVAS AUDIOVISUAIS
TOURISM, CINEMA AND IDEOLOGY: IMAGES ABOUT BRAZIL FROM THREE AUDIOVISUAL PERSPECTIVES
Abstract
O presente estudo – posto ainda como notas de pesquisa – objetivou analisar algumas relações entre cinema, ideologia e turismo, tendo como fontes de pesquisa os filmes “Turistas” (2006), de John Stockwell, “Olhos Azuis” (2009), de José Joffily, e o documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009), de Joel Zito Araújo. Buscou-se analisar como as obras supracitadas se configuram como potencial ferramenta de formação e de informação em relação a lugares psicossociais no Brasil e suas respectivas demarcações no jogo simbólico-interacional, haja vista que empreendem leituras e releituras do passado e da herança cultural brasileira que o self precisa dominar conscientemente em sua afirmação no mundo sociocultural. O estudo objetivou, portanto, recortar e tematizar uma série de clichês, estereótipos e preconceitos sobre o Brasil e os brasileiros, tendo como base as narrativas fílmicas, através dos quais são problematizados o real enquanto desejo, fantasia, conto moral, repositório inconsciente, discurso irônico, ideologia narrada e empreendimento moral. Assim, foram discutidas as inter-relações entre cinema e teoria social, realizando o encontro de reflexões que destacam como obras audiovisuais podem servir de material empírico potencializador do aguçamento da imaginação sociológica (Mills, 1959).