ISAIANA SANTOS, através de imagens fotográficas, artísticas e documentais, retrata a mulher e a representação dos corpos femininos nos espaços públicos e privados.

Authors

  • Isaiana Santos

Abstract

ISAIANA SANTOS, através de imagens fotográficas, artísticas e documentais, retrata a mulher e a representação dos corpos femininos nos espaços públicos e privados.

 

O objetivo dessa mostra fotográfica é expor a relação das mulheres em seus espaços de trabalho e lazer e como o corpo responde a isso. Destacamos as relações de força, suor, estrutura física, formas de sentar, estatura, postura em pé e também expressões faciais a partir desses ambientes. Os espaços são desde o lar, a casa, o ambiente seguro e de proteção, até o trabalho, no campo, ou ainda na religião, nas festas e nos espaços públicos, no teatro, no circo. Nessas fotografias, objetivamos a formação de um conjunto de obras cênicas como elementos da cultura de mulheres que adquirem uma potência de materialidade.

As fotografias expõem mulheres que lutam para sobreviver nos seus espaços. Através de força e determinação, observamos catadoras de lixo, agricultoras, mulheres que lideram sindicatos e movimentos sociais, mulheres das zonas rurais e comunidades quilombolas. As fotos utilizam os critérios de representação da mulher que luta para sobreviver nesses espaços. Mulheres que não têm espaços definidos e brigam por sobrevivência, direitos e visibilidade.

A imagem desempenha uma função de descoberta do corpo. Os fragmentos singulares vão além da aparência do ambiente, navegando entre as versões da realidade. O corpo humano é uma estrutura mergulhada no universo inescapável da linguagem e quando pensamos o corpo dentro da imagem, dentro da imagem fotográfica, fotojornalística, como instrumento de denúncia ou apenas de exposição e visibilidade de sujeitos que não são vistos, temos uma visão efetiva de nós mesmos como sociedade e da realidade. Nós jamais conseguiremos nos ver, como mulheres, como cidadãs de direitos, como seres humanos, se nós não conseguirmos ver o outro, as outras. Eis o objetivo dessa exposição.

DO PREFÁCIO (Jeanemeire Eufrásio da Silva).

 

SOBRE A AUTORA:

ISAIANA SANTOS

Caicoense. Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo. Pós-graduada em assessoria e gestão da Comunicação, repórter multimídia, fotógrafa, editora e projetista gráfica. Possui experiência em pesquisa e iniciação científica e publicações sobre os temas história da mídia, jornalismo cultural e imprensa feminina. Fotografa desde 2014. Foi correspondente da Mídia Ninja no Rio Grande do Norte. Premiada no segundo prêmio de jornalismo Trabalho Seguro, Tribunal Regional do Trabalho da 21 Região em 2015, prêmio Intercom Regional e Nacional   na categoria multimídia e prêmio no Intercom Regional na categoria Plano de Comunicação.  Participou da Expo Contemporânea  2015, desenvolvido pelo Duas, patrocinado pelo Sebrae. Atualmente é videorrepórter na InterTV Costa Branca.

Published

2021-09-27 — Updated on 2021-09-27