JÉSSICA MAFRA MELO, através da fotografia artística, documental e do fotojornalismo, retrata histórias, corpos, rostos, sentimentos e sensações vivenciadas pelas mulheres.
Abstract
JÉSSICA MAFRA MELO, através da fotografia artística, documental e do fotojornalismo, retrata histórias, corpos, rostos, sentimentos e sensações vivenciadas pelas mulheres.
O objetivo dessa mostra fotográfica é expor a relação das mulheres em seus espaços de trabalho e lazer e como o corpo responde a isso. Destacamos as relações de força, suor, estrutura física, formas de sentar, estatura, postura em pé e também expressões faciais a partir desses ambientes. Os espaços são desde o lar, a casa, o ambiente seguro e de proteção, até o trabalho, no campo, ou ainda na religião, nas festas e nos espaços públicos, no teatro, no circo. Nessas fotografias, objetivamos a formação de um conjunto de obras cênicas como elementos da cultura de mulheres que adquirem uma potência de materialidade.
As fotografias expõem mulheres que lutam para sobreviver nos seus espaços. Através de força e determinação, observamos catadoras de lixo, agricultoras, mulheres que lideram sindicatos e movimentos sociais, mulheres das zonas rurais e comunidades quilombolas. As fotos utilizam os critérios de representação da mulher que luta para sobreviver nesses espaços. Mulheres que não têm espaços definidos e brigam por sobrevivência, direitos e visibilidade.
A imagem desempenha uma função de descoberta do corpo. Os fragmentos singulares vão além da aparência do ambiente, navegando entre as versões da realidade. O corpo humano é uma estrutura mergulhada no universo inescapável da linguagem e quando pensamos o corpo dentro da imagem, dentro da imagem fotográfica, fotojornalística, como instrumento de denúncia ou apenas de exposição e visibilidade de sujeitos que não são vistos, temos uma visão efetiva de nós mesmos como sociedade e da realidade. Nós jamais conseguiremos nos ver, como mulheres, como cidadãs de direitos, como seres humanos, se nós não conseguirmos ver o outro, as outras. Eis o objetivo dessa exposição.
DO PREFÁCIO (Jeanemeire Eufrásio da Silva).
SOBRE A AUTORA:
JÉSSICA MAFRA MELO
Mossoroense criada em Assú. Graduada em Jornalismo pela UERN e pós-graduanda em Direitos Humanos. Atualmente também é graduanda em Direito. Fotógrafa comercialmente há 8 anos. Ganhou 7 prêmios na categoria estudante nos concursos de jornalismo: FIERN, Sebrae, Banco do Nordeste de Jornalismo, Intercom Nordeste, Intercom Nacional, Ministério Público do Trabalho e Expocom. Com fotografia selecionada pelo National Geographic, Expo Contemporânea 2015, Metro Photo Challenge e Brasília Photo Show 2020.