A GÊNESE E A POÉTICA NA OBRA AUDIOVISUAL “A ÚLTIMA PALAVRA”
Abstract
Este ensaio propõe-se a discutir aspectos relevantes e características fundamentais da construção do curta-metragem A Última Palavra[1], obra autoral com produção e direção minha apresentada no 5º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero realizado em Fortaleza/CE, em 2011 com direção de fotografia de Lília Moema Santana[2]. Aqui apresento uma breve síntese e análise narrativa cinematográfica com fundamentos de André Parente e elementos da imagem fílmica de Marcel Martin.
[1] Sinopse: Carmen, cigana, interpretada por Aurora Miranda Leão e Esther, com atuação de Jeane Ramos, compartilham um forte sentimento, após um encontro numa praça. Apaixonam-se e vivem conflitos de um amor marginal e frágil. Os caminhos que as duas perfazem são marcados pela solitude e da falta de compreensão de um amor fragmentado.
[2] Diretora da produtora Cabeça de Cuia Filmes. Cineasta. Fotógrafa.