About the Journal
O Caderno Virtual Versos, Anversos e Antiversos (ISSN 2675-4975) compõe a proposta de produção literária não científica do Portal GEPLAT Edições. Trata-se de um espaço para o pensamento selvagem plasmado em escrevinhações ensaísticas, poéticas e ritmadas; em sussurros e desabafos profundos sobre o devir humano em situação moderno reflexiva de condução indeterminada de suas escolhas. Versos, Anversos e Antiversos, nesse sentido, pretende ser um Caderno Virtual das crônicas não teorizadas, mas vividas e vivenciadas sobre a pele sensível de seus autores.
Este Caderno, editado pelo Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, comunica que, a partir do segundo semestre do ano de 2024, trabalhará somente com Números Temáticos organizados, revisados e editados por seus organizadores. Portanto, o fluxo contínuo individual está encerrado.
Os Números Temáticos serão organizados tanto a convite deste Conselho Editorial, quanto por proposta direta enviada via e-mail para: geplat.editions@gmail.com. Cada Número Temático, organizado como Caderno Especial, deverá ter, preferencialmente, entre 5 e 12 textos, podendo ser poesias, ensaios, traduções, resenhas literárias, crônicas, ensaios fotográficos, entrevistas, cordéis, análise fílmica e musical, desenhos e charges.
Os Números Temáticos deverão vir devidamente revisados, editados e avaliados pelo organizador competente e, se possível, prefaciados por um(a) professor(a) externo. Esse prefácio externo entrará como parte do processo avaliativo.
No mais, a Versos entra em sua nova fase editorial e espera contar com publicações qualificadas de escritores e escritoras de diversas áreas do saber.
Não há cobrança de taxa para o recebimento, edição e publicação de artigos.
DIRETRIZES PARA OS ORGANIZADORES
OS TEXTOS ORIGINAIS DEVERÃO SER DIGITADOS OBEDECENDO A SEGUINTE FORMATAÇÃO:
- A formatação do texto deverá seguir a seguinte orientação: letra Cambria em todo texto; tamanho 12 (exceto citações diretas e notas de rodapé, que terão tamanho 10); espaçamento simples entre linhas; recuo de primeira linha de 1,25 cm; texto justificado; todas as margens em 3 cm.
- Serão aceitos textos escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
- Citações e referências deverão respeitar os padrões da ABNT em vigor;
- As submissões que não estiverem de acordo com as normas acima serão devolvidas aos organizadores.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- Os arquivos submetidos deverão ser escritos de acordo com os critérios mínimos de qualidade determinados pelo periódico, a saber:
- Apresentação e organização do material
- Qualidade textual
- Criatividade e originalidade
- Os arquivos submetidos poderão ser aceitos para publicação; aceitos com correções facultativas; aceitos com correções obrigatórias; ou não recomendados pelo Conselho Científico do periódico;
ORIENTAÇÕES FINAIS
- Ao submeter texto à revista Versos, caso este seja selecionado, os autores autorizam sua publicação sem quaisquer ônus para a Revista ou para seu editor.
- Os textos representam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da Equipe Editorial ou do Conselho Científico da revista Versos;
- A Equipe Editorial poderá deliberar acerca de casos excepcionais, desde que a publicação não prejudique a qualidade da Revista Versos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista Versos, do Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT), está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Bertolt Brecht - Poesia do Exílio
Nos tempos sombrios
se cantará também?
Também se cantará
sobre os tempos sombrios.
BRECHT, B. Poesia do Exílio. In: ______. Antologia poética. Versão e prefácio de Edmundo Moniz. 2. ed. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1982. (pp. 43).
Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação" (THEODOR W. ADORNO).
ADORNO, T. W. A educação contra barbárie. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ISSN: 2675-4975
Current Issue
vol. 5, Edição Especial 2 (2024)
Perto do coração selvagem ou Ensaios da condição humana na contemporaneidade / Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Dany Al-Behy Kanaan (orgs.); – Ano 5, Edição Especial 02 – Revista Versos, Anversos e Antiversos. Mossoró: GEPLAT Edições, 2024.