https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/issue/feedRevista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/GEPLAT/UERN2024-08-30T08:59:29-03:00Dr. Jean Henrique Costageplat.editions@gmail.comOpen Journal Systems<p>The <strong>Journal</strong> <strong>Tourism Studies & Practices (RTEP)</strong> is a publication of the Research Group on Leisure, Tourism and Work (GEPLAT) of the State University of Rio Grande do Norte – UERN. Multi and interdisciplinary the RTEP is focused both on theoretical and methodological questions of studies in <em>tourism, leisure and hospitality</em>, as well as on operational issues related to the planning and to the management of tourist destinations and companies.</p> <p>The aim of the Journal is to publish inedited texts resulting from empirical and theoretical research. Therefore, it aims to be a digital space for dialogue in the context of academic research in tourism, in order to encourage the critical exercise of readers and of researchers interested on tourism, as well as related areas.</p> <p><strong>ISSN: 2316-1493</strong></p> <p> </p> <p>A <strong>Revista Turismo Estudos e Práticas</strong> – RTEP (ISSN 2316-1493), editada pelo Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, comunica que, a partir do segundo semestre do ano de 2024, trabalhará somente com Números Temáticos, organizados, revisados e editados por professores(as) peritos(as) em suas respectivas áreas de formação e pesquisa. Portanto, o fluxo contínuo individual está encerrado.</p> <p>Os Números Temáticos serão organizados tanto a convite deste Conselho Editorial, quanto por proposta direta enviada via e-mail para: <a href="mailto:geplat.editions@gmail.com">geplat.editions@gmail.com</a>. Cada Número Temático, organizado como <em>caderno especial</em>, deverá ter, preferencialmente, entre 5 e 8 artigos ou ensaios. Resenhas, traduções e entrevistas também poderão compor os Números Temáticos, desde que estejam dentro da temática proposta.</p> <p>Os Números Temáticos deverão vir devidamente revisados, editados e avaliados pelo organizador competente e, se possível, prefaciados por um(a) professor(a) externo. Esse prefácio externo entrará como parte do processo avaliativo.</p> <p>Somente serão aceitas contribuições de autores com titulação mínima de mestre. O(a) organizador(a) do Número Temático deverá ter titulação de doutor(a) e comprovar vinculo institucional. Excepcionalmente, mestrandos poderão compor os cadernos, desde que acompanhados de seus respectivos orientadores como coautores.</p> <p>No mais, a RTEP entra em sua nova fase editorial e espera contar com publicações qualificadas de acadêmicos e acadêmicas de diversas universidades, áreas do saber e perspectivas teóricas.</p> <p>Não há cobrança de taxa para o recebimento, edição e publicação de artigos.</p> <p><strong>DIRETRIZES PARA OS ORGANIZADORES </strong></p> <p>Como parte do processo de submissão, os organizadores dos Números Temáticos são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.</p> <ol> <li><strong> A REVISTA TURISMO ESTUDOS E PRÁTICAS ACEITA CONTRIBUIÇÕES NAS SEGUINTES SEÇÕES:</strong></li> </ol> <p><strong>1.1 Artigos e Ensaios:</strong></p> <p>Os artigos e ensaios devem ser inéditos (em periódicos), ter entre 7 e 20 páginas, incluindo resumo na língua vernácula e resumo em língua inglesa (abstract) de, no máximo, 300 palavras, contendo de 3 a 6 palavras-chave e as referências (padrão APA vigente).</p> <p><strong>1.2 Resenhas:</strong></p> <p>As resenhas de livros de publicação nacional devem ser feitas para obras publicadas em até três anos, a partir da data de submissão; e cinco anos para as obras publicadas fora do país. A resenha poderá ser produzida em formato expandido, de modo a melhor descrever, comentar e apreciar a obra em leitura. Cada resenha não deverá ultrapassar dez (10) páginas no formato da revista. O autor deverá indicar uma imagem do livro resenhado.</p> <p><strong>1.3 Entrevistas</strong></p> <p>As entrevistas deverão versar sobre temáticas atuais dos estudos em turismo, lazer e hospitalidade, abordadas por docentes e pesquisadores de destaque no campo acadêmico deste periódico. Deverão ter entre 10 e 30 laudas.</p> <p><strong>1.4 Traduções</strong></p> <p>As traduções deverão ter autorização prévia (e por escrito) de seu autor, e deverão ter a extensão do texto original, que não deverá ter mais de 35 laudas, no formato atual do periódico. O autor da tradução deverá anexar uma declaração assinada pelo autor do texto original, autorizando a tradução.</p> <p><strong>2 OS TEXTOS ORIGINAIS DEVERÃO SER DIGITADOS OBEDECENDO A SEGUINTE FORMATAÇÃO:</strong></p> <p>2.1 A formatação do texto deverá seguir a seguinte orientação: letra Cambria em todo texto; tamanho 12 (exceto citações diretas e notas de rodapé, que terão tamanho 10); espaçamento simples entre linhas; recuo de primeira linha de 1,25 cm; texto justificado; todas as margens em 3 cm.</p> <p>2.2 Serão aceitos artigos escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola.</p> <p>2.3 As citações e referências bibliográficas deverão respeitar os padrões da <em>American Psychology Association </em>(APA) em vigor:</p> <p>2.4 O resumo não poderá ultrapassar 300 palavras;</p> <p>2.5 Artigos e ensaios deverão ter, no máximo, 05 autores. Resenhas deverão ter no máximo dois autores.</p> <p>2.6 Somente serão aceitas contribuições de autores com titulação mínima de mestre. O organizador do Número Temático deverá ter titulação de doutor.</p> <p>2.7 As submissões que não estiverem rigorosamente de acordo com as normas acima serão devolvidas aos organizadores.</p> <p><strong>3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO</strong></p> <p>3.1 Os arquivos submetidos deverão ser escritos de acordo com os critérios mínimos de qualidade determinados pelo periódico, a saber:</p> <p><strong>Bloco 1 (forma)</strong></p> <p>- Linguagem acadêmica formal</p> <p>- Clareza e objetividade do título e do resumo</p> <p>- Qualidade da tradução do resumo em língua inglesa (abstract)</p> <p>- Apresentação e organização do texto (qualidade visual)</p> <p>- Normatização (referências e citações padrão APA)</p> <p><strong>Bloco 2 (conteúdo)</strong></p> <p>- Metodologia do estudo</p> <p>- Consistência teórica (revisão da literatura)</p> <p>- Contextualização do objeto de estudo</p> <p>- Concatenação teoria e empiria</p> <p>- Relevância do escrito para os estudos do lazer, da hospitalidade e do turismo.</p> <p>3.2 Os arquivos submetidos poderão ser aceitos para publicação; aceitos com correções facultativas; aceitos com correções obrigatórias; ou não recomendados pelo Conselho Científico do periódico;</p> <p>3.3 Os artigos e ensaios devem conter, preferencialmente, uma lógica mínima de:</p> <p>1) Introdução/Apresentação: apontando uma breve contextualização do objeto, os objetivos do estudo, uma breve justificativa e os procedimentos metodológicos da pesquisa;</p> <p>2) Desenvolvimento do texto (estruturado em subseções, deve enfocar a discussão teórica do estudo, uma análise do objeto, os dados em análise e o entrelaçamento entre teoria e empiria);</p> <p>3) Conclusão/Considerações Finais (resgate sinóptico dos aspectos mais relevantes do escrito, bem como, a exposição das principais contribuições, limites e perspectivas da pesquisa).</p> <p>3.4 As resenhas deverão destacar:</p> <p>1) Perfil biográfico e perspectivas teóricas do autor</p> <p>2) Descrição sumária da obra</p> <p>3) Conclusões do autor</p> <p>4) Aspectos estilísticos da obra</p> <p>5) Público-alvo a quem se destina o trabalho</p> <p>6) Apreciação e análise da obra, apontando alguns limites e perspectivas.</p> <p><strong>4 ORIENTAÇÕES FINAIS</strong></p> <p>4.1 Ao submeter texto à revista Turismo: Estudos e Práticas, caso este seja selecionado, os autores autorizam sua publicação sem quaisquer ônus para a Revista ou para seu editor.</p> <p>4.2 Os artigos representam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da Equipe Editorial ou do Conselho Científico da RTEP;</p> <p>4.3 A Equipe Editorial poderá deliberar acerca de casos excepcionais, desde que a publicação não prejudique a qualidade da Revista.</p> <p><strong>5 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE</strong></p> <p>Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.</p> <p><strong>6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL</strong></p> <p>A Revista Turismo Estudos e Práticas – RTEP, do <a href="http://periodicos.uern.br/index.php/turismo">Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT)</a>, está licenciada com uma Licença <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/">Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional</a>.</p>https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1097BOM JESUS DA LAPA: A CAPITAL BAIANA DA FÉ – ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS2024-04-23T07:56:01-03:00Rônei Rocha Barreto de Souzaroneirbsouza@gmail.comAdriano de Oliveira Sampaioroneirbsouza@gmail.com<p>RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar a produção de sentido das Romarias do Santuário do Bom Jesus da Lapa por intermédio das estratégias de visibilidade da cidade e sua marca lugar - viés do turismo - em oposição às narrativas locais a partir dos relatos daqueles (as) que vivenciam a cidade. Essa pesquisa, de âmbito doutoral, descreve a cidade de Bom Jesus da Lapa (aspectos geográficos, sociais, econômicos), bem como o Santuário (desde sua descoberta até a atualidade). A reflexão sobre desenvolvimento aqui é apresentada de forma não linear e toma como referência Furtado (1974) e Krenak (2019). Para tanto, analisa como se deu o povoamento da cidade e observa seus indicadores econômicos e sociais do município, assim como as transformações ocorridas no espaço geográfico por conta das Romarias. <strong>Palavras-chave:</strong> Romaria, Santuário, Bom Jesus da Lapa.</p> <p> </p> <p>ABSTRACT: This article aims to analyze the production of meaning of the Pilgrimages of the Sanctuary of Bom Jesus da Lapa through the strategies of visibility of the city and its brand place - tourism bias - as opposed to local narratives from the reports of those who experience the city. This doctoral research describes the city of Bom Jesus da Lapa (geographical, social, economic aspects), as well as the Sanctuary (from its discovery to the present). The reflection on development here is presented in a non-linear way and takes as reference Furtado (1974) and Krenak (2019). To do so, it analyzes how the settlement of the city took place and observes its economic and social indicators of the municipality, as well as the transformations that occurred in the geographical space due to the Pilgrimages. <strong>Keywords:</strong> Pilgrimage, Sanctuary, Bom Jesus da Lapa.</p>2024-04-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1113LA CONSTRUCCIÓN FORMATIVA Y A IDENTIDAD DEL PROFESORADO EN TURISMO, HOSPITALIDAD Y ÁREAS RELACIONADAS EN EL POSGRADO BRASILEÑO 2024-07-06T08:38:52-03:00Adriana Santos Britoadrianasbrito@usp.brJosefa Laize Soares Oliveiraadrianasbrito@usp.brAlexandre Panosso Nettopanosso@usp.br<p><strong>ABSTRACT:</strong> This article analyzes the formative and identity construction of teachers in graduate courses <em>stricto sensu</em> in tourism, hospitality and related areas in Brazil. Through descriptive-exploratory, bibliographic and documentary research, 21 courses (1997-2021) currently active with 245 teachers were identified. The importance of continuous postgraduate training and professional qualification in teaching is highlighted, with special emphasis on ANPTUR interdisciplinary frameworks. The evolution of postgraduate courses <em>stricto sensu </em>in these areas of knowledge points to the need for faculty improvement in the areas of teaching and research, as a means of ensuring interdisciplinary training and academic inclusion. By tracing the evolution of these courses, the study reveals perspectives for the academic community by delineating the fundamental role of graduate teaching as a form of knowledge construction and reinforces the continuing education of faculty in tourism, ensuring interdisciplinary training and academic inclusion. By tracing the evolution of these courses, the study reveals perspectives for the academic community by delineating the fundamental role of graduate teaching as a form of knowledge construction and reinforces the continuing education of tourism faculty. <strong>Keywords: </strong>Postgraduate; Tourism; Hospitality; Related Areas; Teaching identity.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1125RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ROTA CAIÇARA DE CICLOTURISMO NO LITORAL DO PARANÁ2024-08-30T08:59:29-03:00José Pedro Da Rosgeplat.editions@gmail.comJosé Carlos Assunção Belottogeplat.editions@gmail.com<p><strong>RESUMO:</strong> O presente relato traz, desde sua concepção e percurso metodológico, uma proposta de produto turístico proposto por uma Universidade Pública, a Universidade Federal do Paraná, via extensão universitária e seu desejado vínculo com a pesquisa e o ensino. Um circuito que vincula o cicloturismo com o turismo de base comunitária em 18 comunidades e as possibilidades de conexão entre as diversas unidades de conservação da natureza, no centro do maior continuum de Mata Atlântica do mundo, ao longo dos sete municípios do litoral do estado do Paraná. Toma forma sob a seguinte perspectiva: elaborada de forma coletiva, tendo a universidade como mediadora; valorização da cultura e do sentimento de pertencimento; fomento a ciclomobilidade; auxílio para dessazonalizar o turismo local; contribuir na promoção de IDH, com alternativa para emprego e renda; instrumentalizações com aderência aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável; embasada na Política Pública de Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. <strong>Palavras-chave:</strong> Cicloturismo, Turismo de Base Comunitária, Unidades de Conservação da Natureza. Mata Atlântica.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT:</strong> This report presents, from its conception, a proposal for a tourism product proposed by a Public University, the Federal University of Paraná, via university extension and its desired link with research and teaching. A circuit that links cycle tourism with community-based tourism in 18 communities and the possibilities of connection between the various nature conservation units, in the center of the largest Atlantic Forest continuum in the world, along the seven coastal municipalities of the state of Paraná. It was built from the following perspective: elaborated collectively, with the university as mediator; appreciation of culture and the feeling of belonging; promoting cyclomobility; giving assistance to deseasonalize local tourism; contributing to promote the HDI, as an alternative for employment and income; instrumentation in compliance with the Sustainable Development Goals; based on the Public Policy of the National Network of Long-distance Trails and Connectivity. <strong>Keywords</strong>: Cycle tourism, Community-Based Tourism, Nature Conservation Units. Atlantic Forest.</p>2024-08-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/GEPLAT/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1109O PAPEL DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO E A INFLUÊNCIA DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NOS PADRÕES DE CONSUMO2024-06-25T17:34:33-03:00Rute Gabriela dos Santos Paesrgabriela.sp@gmail.comAndré Riani Costa Perinottoperinotto@ufdpar.edu.br<p><strong>RESUMO:</strong> A cultura é um recurso, onde atrativos artístico-culturais são vistos como objetos de investimento, sendo bastante empregados em programas de desenvolvimento econômico, principalmente no turismo. As produções audiovisuais possuem um grande impacto nesse setor e o avanço da tecnologia tornou mais acessível o consumo de produções audiovisuais, moldando também novos hábitos de consumo. Este estudo tem como objetivo explorar a relação entre a cultura, o turismo e as produções audiovisuais, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico, bem como apresentar uma análise sobre os hábitos de consumo na sociedade atual. A pesquisa é exploratória a partir de uma revisão bibliográfica de estudos de caráter qualitativo sobre os temas relacionados à cultura de consumo audiovisual, desenvolvimento do turismo, produções audiovisuais e economia criativa. A análise teórica foi a estratégia metodológica utilizada para examinar e interpretar os dados coletados da pesquisa. Constatou-se que as produções audiovisuais têm um impacto relevante na imagem de uma localidade, além de gerar diversos benefícios econômicos diretos e indiretos, contribuindo para o incentivo à criatividade e ao desenvolvimento local. Por fim, pode-se afirmar que a cultura, o turismo e as produções audiovisuais são áreas inter-relacionadas, que podem gerar efeitos econômicos positivos quando trabalhadas em conjunto. Nesse sentido, é necessário um esforço conjunto entre gestores públicos e empresários para investir na criação e promoção de atrações culturais, além de explorar o potencial das produções audiovisuais para impulsionar o turismo e a economia criativa. A pesquisa também aponta para a importância de entender os hábitos de consumo da sociedade atual e como eles são influenciados pela tecnologia, a fim de criar estratégias eficazes para atender às demandas desse mercado em constante evolução. Desta forma, o presente artigo pretende contribuir para a produção teórica nos estudos no campo do turismo por meio da valorização da importância da imagem da promoção turística e destacar a relação entre os setores do audiovisual e turismo. <strong>Palavras-chave</strong>: Turismo; Cultura; Desenvolvimento; Audiovisual; Consumo.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT: </strong>Culture is a resource where artistic and cultural attractions are seen as investment objects, being widely employed in economic development programs, especially in tourism. Audiovisual productions have a significant impact on this sector, and technological advancements have made the consumption of audiovisual productions more accessible, shaping new consumption habits. This study aims to explore the relationship between culture, tourism, and audiovisual productions, highlighting their importance for economic development as well as presenting an analysis of consumption habits in contemporary society. The research is exploratory through a bibliographic review of qualitative studies on topics related to audiovisual consumption culture, tourism development, audiovisual productions, and the creative economy. The theoretical analysis was the methodological strategy used to examine and interpret the data collected from the research. It was found that audiovisual productions have a relevant impact on the image of a locality, generating various direct and indirect economic benefits and contributing to the encouragement of creativity and local development. Finally, it can be asserted that culture, tourism, and audiovisual productions are interrelated areas that can generate positive economic effects when worked together. In this sense, a joint effort between public managers and entrepreneurs is required to invest in the creation and promotion of cultural attractions, as well as to explore the potential of audiovisual productions to boost tourism and the creative economy. The research also points to the importance of understanding the consumption habits of contemporary society and how they are influenced by technology in order to create effective strategies to meet the demands of this constantly evolving market. In this way, this article aims to contribute to theoretical production in tourism studies by emphasizing the importance of the promotional image in tourism and highlighting the relationship between the audiovisual and tourism sectors. <strong>Keywords:</strong> Tourism; Culture; Development; Audiovisual; Consumption.</p>2024-06-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1122PANORAMA DA PESQUISA SOBRE NOMADISMO DIGITAL ASSOCIADO AO TURISMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA2024-07-26T17:16:09-03:00Ana Paula Santos Silvaanasilva.3@hotmail.comJussara Danielle Martins Airesjussara.aires@ufma.br<p><strong>RESUMO: </strong>Este artigo objetiva apresentar um panorama da pesquisa sobre nomadismo digital associado ao turismo no contexto da pandemia do COVID-19. O método escolhido para alcançar tal propósito foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL)<strong>. </strong>Adotou-se o Prisma, como protocolo da pesquisa e assim, 18 artigos foram selecionados para análise integral, a partir do Google Acadêmico. Verificou-se que a maioria de pesquisas sobre o tema são revisões conceituais. Os poucos trabalhos teórico-empíricos realizados principalmente em países do Norte Global são estudos de casos do tipo exploratório, que se valem de abordagem e técnicas meramente qualitativas, não oferecendo uma perspectiva longitudinal. O conceito de nômade digital associado ao turismo se mostra em construção e não há uma definição universal. De todo modo impera nos trabalhos, o desafio que indivíduos na referida condição, devem ter de equilibrar lazer com trabalho e disciplina, conciliando necessidades pessoais com as profissionais e coletivas. Os resultados apresentados neste artigo serão úteis não apenas para os pesquisadores, que tendem a se aprofundar no tema da flexibilidade do trabalho e do uso de espaços de trabalho colaborativos, mas também para os gerentes e operadores de espaços laborais colaborativos e similares no setor de escritórios com serviços e turismo. <strong>Palavras-chave: </strong>Turismo, Nomadismo Digital, COVID-19.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT: </strong>This article aims to present an overview of research on digital nomadism associated with tourism in the context of the COVID-19 pandemic. The method chosen to achieve this purpose was the Systematic Literature Review (SLR). Prisma was adopted as the research protocol and thus, 18 articles were selected for full analysis, from Google Scholar. It was found that most research on the subject are conceptual reviews. The few theoretical-empirical works carried out mainly in countries of the Global North are exploratory case studies, which use a purely qualitative approach and techniques, not offering a longitudinal perspective. The concept of digital nomad associated with tourism is under construction and there is no universal definition. In any case, the challenge that individuals in this condition must have to balance leisure with work and discipline, reconciling personal needs with professional and collective ones. The results presented in this article will be useful not only for researchers, who tend to delve into the topic of flexible working and the use of collaborative workspaces, but also for managers and operators of collaborative workspaces and the like in the office services and tourism sector. <strong>Keywords: </strong>Tourism, Digital Nomadism, COVID-19.</p>2024-07-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/GEPLAT/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1105EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO DO TURISMO EM ÍLHAVO - PORTUGAL: ANÁLISE DAS ATAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO, JORNAL O ILHAVENSE – ARQUIVO CIEMAR2024-06-01T09:52:13-03:00Karla Maria Rios Macêdogeplat.editions@gmail.com<p><strong>RESUMO: </strong>Pretende-se, neste artigo, caracterizar e analisar a construção do turismo em Ílhavo no período de 1970 a 2000, utilizando como fontes principais atas das reuniões da Câmara Municipal e o jornal O ilhavense, ambos depositados no acervo do Centro de Investigação e Empreendedorismo (CieMar). Para realizar o presente estudo, foram empregados os seguintes procedimentos: análise da produção bibliográfica afeita à Ílhavo, pesquisa nas atas da Câmara Municipal e no periódico <em>O Ilhavense </em>que estão arquivadas no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar (CieMar- Ílhavo) – subunidade do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI). Como resultados iniciais, concluímos que o turismo em Ílhavo foi orientado para a vertente de sol e praia. Apontamos que o turismo de sol e praia em Portugal ampliou-se a partir da década de 1970, também atribuído ao fim do período salazarista, pois, com o processo de redemocratização do país, novos hábitos foram criados ou tornados mais evidentes, como o uso da praia para o lazer, ainda que tenha se iniciado décadas antes. <strong>Palavras-chave: </strong>Turismo, Ílhavo, Atas.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT: </strong>The aim of this article is to characterize and analyze the construction of tourism in Ílhavo from 1970 to 2000, using as main sources the minutes of the City Council meetings and the newspaper O Ilhavense, both deposited in the collection of the Center for Research and Entrepreneurship (CieMar). To carry out the present study, the following procedures were used: analysis of the bibliographic production related to Ílhavo, research in the minutes of the City Council and in the journal O Ilhavense, which are archived at the Center for Investigation and Entrepreneurship of the Sea (CieMar- Ílhavo) – subunit of the Ílhavo Maritime Museum (MMI). As initial results, we concluded that tourism in Ílhavo was oriented towards sun and beach. We point out that sun and beach tourism in Portugal expanded from the 1970s onwards, also attributed to the end of the Salazarist period, since, with the process of redemocratization of the country, new habits were created or made more evident, such as the use from the beach to leisure, even though it started decades before. <strong>Keywords: </strong>Tourism, Ílhavo, Minutes.</p>2024-06-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1119A SUSTENTABILIDADE DE HOTÉIS: COMUNICANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS2024-07-16T07:18:01-03:00Kamila Mottamarcia.nakatani@ufpr.brMilena Gehring Nascimentomarcia.nakatani@ufpr.brMarcia Shizue Massukado Nakatanimarcia.nakatani@ufpr.br<p><strong>ABSTRACT:</strong> The study focuses on sustainability in the hotel industry, aiming to describe actions for communicating hotels' sustainability on digital review and booking platforms. The research aims to benefit hotels by identifying the effectiveness in communicating sustainable practices and which practices are adopted and communicated by the hotels under study. It involved qualitative research divided into three stages: a) literature review, b) documentary research, and c) field research with descriptive analysis. Three of the world's most sustainable hotels were analyzed according to TripAdvisor (2022), and Booking.com's platform with search filters was used for research in Curitiba. Sustainability encompasses three pillars: social, economic, and environmental, which complement each other. Globally recognized examples for their sustainable actions based on these pillars include H2 Hotel, The Brando, and Fairmont. Some hotels in Curitiba have various sustainable practices but lack any sustainability certification. In comparison, hotels in Curitiba differ from globally sustainable ones by investing more in daily practices than in sustainable structures from the inception of their creation. As a result, sustainability is perceived as a distinguishing factor but not a predominant criterion in accommodation choice. Utilizing an effective communication strategy tailored to each region's specific characteristics, highlighting not only financial savings but also environmental and social benefits, could enhance acceptance and appreciation of these practices. Sustainability in the hotel sector represents a path of continuous evolution, with the potential to transcend being merely a distinguishing feature and become a fundamental criterion in consumer choice. This transformation could be seen as a crucial competitive strategy for the hotel industry, aligning with the increasing demands of a conscious audience committed to sustainable practices. <strong>Keywords: </strong>Hospitality, Sustainability, Communication, Curitiba.</p>2024-07-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1099NAS VEREDAS DO PATRIMÔNIO: A ECONOMIA CRIATIVA E O TURISMO COMO ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS (MA)2024-05-07T13:15:59-03:00Karoliny Diniz Carvalhokarolinydiniz@gmail.comAlmir Félix Batista de Oliveirakarolinydiniz@gmail.comRicardo Lanzarinikarolinydiniz@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong>: Analisam-se aqui as ações de estímulo à economia criativa e ao turismo no centro histórico de São Luís (MA), desenvolvidas pelo governo estadual e municipal em parceria com a iniciativa privada, a partir do ano de 2019 até o contexto atual. A metodologia consistiu na pesquisa bibliográfica e documental, realizadas entre os meses de novembro a dezembro de 2023. A pesquisa amparou-se em Le Goff (1996), Montero Graniela (2021), Cifelli e Peixoto (2012) e Ramos (2019), bem como no Portfólio das ações do Programa “Nosso Centro”. Sobressai-se o modelo de planejamento top-down, por meio de iniciativas que valorizam o patrimônio local, destacando os empreendimentos culturais envolvendo a comunidade. No entanto, constatou-se uma fraca participação dos moradores nas ações de educação patrimonial. desse modo a pesquisa aponta a necessidade de uma atuação compartilhada entre os atores sociais como via para a conservação do patrimônio cultural local. <strong>Palavras-</strong><strong>chave</strong><em>: </em>economia criativa; turismo cultural; centro histórico de São Luís (MA).</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT: </strong>The actions to stimulate the creative economy and tourism in the historic center of São Luís (MA), developed by the state and municipal governments in partnership with the private sector, from 2019 to the present, are analyzed in this paper. The methodology consisted of bibliographical and documentary research, carried out between November and December 2023. The research was based on Le Goff (1996), Montero Graniela (2021), Cifelli and Peixoto (2012) and Ramos (2019), as well as the Portfolio of actions of the "Nosso Centro" Program. The top-down planning model stands out, through initiatives that value local heritage, highlighting cultural ventures involving the community. However, there was little participation by residents in heritage education activities. The research points to the need for shared action between social actors as a way of conserving local cultural heritage. <strong>Keyword<em>s</em></strong><em>: </em>creative economy; cultural tourism; historic center of Sao Luis (MA).</p>2024-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1114A GRANDE TELA: O RECURSO FÍLMICO COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NO CURSO DE TURISMO2024-07-06T08:44:29-03:00Esdras Matheus Matiasesdrasmatheus@yahoo.com.brIara Lucia Gomes Brasileiroesdrasmatheus@yahoo.com.brIsabelly Ferreira Monteiroesdrasmatheus@yahoo.com.brMichele Coelho Ferreiraesdrasmatheus@yahoo.com.br<p><strong>RESUMO: </strong>O objetivo da pesquisa descrita e discutida neste artigo baseou-se na utilização do recurso fílmico no âmbito educacional, como metodologia ativa na disciplina de Gestão de Alimentação & Bebidas em Hospitalidade, do Bacharelado em Turismo da Universidade Federal da Paraíba. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado nos formatos presencial e remoto, uma vez que ocorreu durante o período da pandemia de Covid-19 e logo posteriormente, quando as atividades presenciais foram retomadas. Utilizou-se observação livre, questionário aberto e análise de conteúdo, pontuando-se as dificuldades, rejeições, aspectos discordantes e concordantes acerca do uso desse instrumento em sala de aula. Os resultados apontaram a aceitação do filme como recurso didático, o despertar de emoções e afetos, assim como a percepção de desafios profissionais na área de A&B e a valorização da cultura gastronômica. Sugere-se pesquisas futuras que abranjam a literatura, questões socioantropológicas, cardápios, modos de fazer, e elementos sensoriais, entre outras possibilidades. <strong>Palavras-chave: </strong>Recurso Fílmico; Metodologias Ativas; Gestão de Alimentação & Bebidas; Turismo.</p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT: </strong>The aim of the research described and discussed in this article was based on the use of film resources in the educational sphere, as an active methodology for the subject Food & Beverage Management in Hospitality, for the Bachelor's Degree in Tourism at the Federal University of Paraíba. The study, which is a qualitative one, was carried out in both face-to-face and remote formats, as it took place during the period of the Covid-19 pandemic and shortly afterwards, when face-to-face activities resumed. Free observation, an open-ended questionnaire as well as content analysis were used, highlighting difficulties, rejections, disagreements and agreements about the use of film as tool in the classroom. The results showed that the film was accepted as a teaching resource, that emotions and affections were awakened, as well as the perception of professional challenges in the area of A&B and the appreciation of gastronomic culture. Further research covering literature, socio-anthropological issues, menus, ways of doing things and sensory elements, among other possibilities, is suggested. <strong>Keywords:</strong> Film Resource; Active Methodologies; Food & Beverage Management; Tourism.</p>2024-07-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1096O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) NA CAPITAL DA CRIATIVIDADE (RECIFE-PE): ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE CIDADE CRIATIVA PELA GESTÃO PÚBLICA DE 2012 A 20222024-04-23T07:51:25-03:00Talita Poliana Guedes da Silvatalitapoliana@gmail.comNathália Körössy Leitetalitapoliana@gmail.comLuciana Araújo de Holandatalitapoliana@gmail.com<p><strong>RESUMO: </strong>Uma cidade criativa tem na cultura sua fonte de criatividade, sendo o turismo criativo uma prática que promove a coprodução de serviços culturais e pode se alinhar às premissas do turismo de base comunitária. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é analisar como o Turismo de Base Comunitária (TBC) está sendo utilizado na construção do discurso de cidade criativa pela gestão pública do Recife-PE no período de 2012 a 2022. A pesquisa é qualitativa com foco na Análise Proposicional do Discurso, de Bardin (2011). Como principal achado da pesquisa, destaca-se que no Recife o campo discursivo da cidade criativa engloba diversas formações discursivas tais como cultura, economia criativa, tecnologia da informação e turismo, interligadas pela dimensão da competitividade global entre as cidades. Sendo o turismo o argumento central no discurso de cidade criativa, as comunidades Ilha de Deus e Bomba do Hemetério aparecem como protagonistas do processo do desenvolvimento do Turismo Criativo no Recife, em que o TBC é utilizado como segmento implícito nos planos de Turismo Criativo. <strong>Palavras-chave:</strong> Cidade criativa; Turismo Criativo; Turismo de Base Comunitária; Recife.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT: </strong>A creative city has its source of creativity in culture, with creative tourism being a practice that promotes the co-production of cultural services and can align with the premises of community-based tourism. Given this scenario, the objective of this article is to analyze how Community-Based Tourism (TBC) is being used in the construction of the creative city discourse by the public management of Recife-PE in the period from 2012 to 2022. The research is qualitative with a focus on Propositional Discourse Analysis, by Bardin (2011). As the main finding of the research, it is highlighted that in Recife the discursive field of the creative city encompasses several discursive formations such as culture, creative economy, information technology and tourism, interconnected by the dimension of global competitiveness between cities. With tourism being the central argument in the creative city discourse, the Ilha de Deus and Bomba do Hemetério communities appear as protagonists in the process of developing Creative Tourism in Recife, in which TBC is used as an implicit segment in Creative Tourism plans. <strong>Keywords:</strong> Creative City; Creative Tourism; Community-Based Tourism; Recife.</p>2024-04-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1110EL MARKETING DIGITAL EN LA CADENA HOTELERA CUBANACAN: UNA VISIÓN ESTRATÉGICA TRAS EL IMPACTO DE LA COVID-192024-06-25T17:42:05-03:00Martha Omara Robert Beatónomara.robert73@gmail.comAlexis Llanes Alvarezomara.robert73@gmail.comVasile Gramavgrama@uoradea.roMaite Echarri Chávezecharrichavez@gmail.com<p><strong>ABSTRACT</strong>: The impact in the whole planet of the pandemic because of the coronavirus SARS-CoV-2 from final of the 2019, I cause a significant contraction in the tourist sector, the same as it has modified the behavior from the consumers when looking for information, to buy, or to interact socially. Internet stands out as the main scenario for the realization of these activities, that which converts the appropriate implementation of a strategy of digital marketing and its tools, in an important competitive advantage for the entities of tourist lodging. The Chain of Hotels Cubanacan is one of the managerial groups of bigger relevance of the sector in Cuba and its strategy of digital marketing, although it presents as strengths the holding of an own Online Platform of Sales and a place corporate web that he/she facilitates to carry out direct sales, it requires to be upgraded with the implementation of tools guided to elevate the reputation in the social nets, to improve the positioning of the place corporate web in the search motors, to increase the effectiveness in the communication to different publics, to extend the reach of the Online Platform of Reservations and to diversify the payment gangplanks. <strong>Keywords</strong>: COVID-19, Cuba, Strategy, Digital Marketing, Hotels Cubanacan.</p>2024-06-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1103REVISÃO DE LITERATURA SOBRE CINEMA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE TURISMO2024-05-20T17:48:09-03:00Cecília Alves Feitosaigormoraesr2@gmail.comIgor Moraes Rodriguesigormoraesr2@gmail.com<p><strong>RESUMO:</strong> Este trabalho emerge da questão: como os estudos brasileiros em turismo abordam o cinema? A partir disso, objetiva traçar um panorama da produção científica brasileira de turismo sobre cinema. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu em 25 periódicos brasileiros de turismo, analisando artigos publicados até 31 de dezembro de 2022, utilizando-se da combinação dos termos: turismo e cinema, turismo cinematográfico, audiovisual. Após refinamentos, chegou-se a um escopo de 17 artigos para análises, publicados entre os anos de 2012 e 2022. Os principais resultados da pesquisa, em relação às publicações sobre turismo e cinema, apontam: (i) jovialidade na temática, uma vez que o primeiro artigo publicado consta no ano de 2012; (ii) possível falta de interesse sobre a temática, pois as buscas foram realizadas em 25 periódicos brasileiros de turismo e foram encontrados, após refinamentos, apenas 17 artigos sobre a temática; (iii) predominância de mulheres tanto na autoria quanto na coautoria das publicações; (iv) predominância de pesquisadores de universidades da região nordeste do Brasil; (v) prevalência de publicações com abordagens metodológicas qualitativas; e (vi) nove (53% do total) publicações possuem contexto geográfico de análise específico, sendo oito deles dentro do Brasil. Foi possível observar que a relação turismo e cinema é vista como uma potencialidade econômica e de desenvolvimento turístico para diversas regiões brasileiras. Porém, se trata de um tema ainda pouco abordado nos estudos brasileiros. <strong>Palavras-chave:</strong> Turismo; Cinema; Revisão de literatura; Produção científica.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT:</strong> This work emerges from the question: how do Brazilian tourism studies approach cinema? Based on this, it aims to draw up an overview of Brazilian scientific production on tourism and cinema. This is an exploratory, descriptive and bibliographical study with a qualitative approach. Data was collected from 25 Brazilian tourism journals, analyzing articles published until December 31, 2022, using the combination of the terms: tourism and cinema, cinematographic tourism, audiovisual. After refinements, we came up with a scope of 17 articles for analysis, published between 2012 and 2022. The main results of the research, in relation to publications on tourism and cinema, indicate: (i) joviality in the theme, since the first published article appears in the year 2012; (ii) possible lack of interest in the subject, as the searches were carried out in 25 Brazilian tourism journals and, after refinements, only 17 articles on the subject were found; (iii) predominance of women in both authorship and co-authorship of publications; (iv) predominance of researchers from universities in the northeast region of Brazil; (v) prevalence of publications with qualitative methodological approaches; and (vi) nine (53% of the total) publications have a specific geographical context of analysis, eight of them within Brazil. it was possible to observe that the relationship between tourism and cinema is seen as an economic and tourist development potential for several Brazilian regions. However, this is a subject that is still little addressed in Brazilian studies. <strong>Keywords:</strong> Tourism; Movie theater; Literature review; Scientific production.</p>2024-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1117TURISMO E EXPERIÊNCIA SENSORIAL PARA PESSOAS COM DEFICÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO NA EXPOSIÇÃO GALERIA TÁTIL DE ESCULTURAS BRASILEIRAS EM UM MUSEU DE SÃO PAULO2024-07-14T11:09:53-03:00Eliacy Cavalcanti Lélisgeplat.editions@gmail.comNathália dos Anjos Pereirageplat.editions@gmail.comVictoria Aquinogeplat.editions@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong>: Experiências sensoriais são uma das alternativas para a inclusão de pessoas com deficiência visual que utilizam seus demais sentidos nos atrativos turísticos. Um museu que não emprega os recursos assistivos para a acessibilidade ao seu acervo está deixando de cumprir plenamente seu papel social para todos da sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer os recursos para a produção de experiências sensoriais cujo público-alvo são pessoas com deficiência visual na exposição da galeria tátil de esculturas brasileiras em um museu de São Paulo. A metodologia de pesquisa abrange um levantamento bibliográfico, visita à galeria tátil para observações dos recursos de acessibilidade e aplicação de questionário aberto para pessoas com deficiência visual. Os resultados revelam os recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual e as formas que possibilitam uma experiência sensorial no museu. São recomendados outros recursos para ampliar os investimentos no turismo sensorial. A experiência sensorial no turismo em museus, além de contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência, pode também ser um diferencial competitivo para ampliar demandas de visitantes e turistas para vivenciar uma experiência imersiva mais significativa e imersiva no turismo sensorial. <strong>Palavras-chave</strong>: Turismo em Museus. Experiência sensorial. Pessoas com deficiência visual. Acessibilidade. Inclusão social.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong>: Sensory experiences are one of the alternatives for the inclusion of people with visual impairments who use their other senses in tourist attractions. A museum that does not use assistive resources to make its collection accessible is failing to fully fulfill its social role for everyone in society. This research aims to understand the resources for the production of sensory experiences whose target audience is people with visual impairments in the tactile gallery exhibition of Brazilian sculptures in a museum in São Paulo. The research methodology encompasses a bibliographical survey, a visit to the tactile gallery to observe accessibility resources and the application of an open questionnaire for people with visual impairments. The results reveal the accessibility resources for people with visual impairments and the ways that enable a sensorial experience in the museum. Other resources are recommended to expand investments in sensory tourism. The sensory experience in museum tourism, in addition to contributing to the social inclusion of people with disabilities, can also be a competitive differentiator to increase the demands of visitors and tourists to experience a more meaningful and immersive experience in sensory tourism. <strong>Keywords</strong>: Tourism in Museums. Sensory experience. People with visual impairments. Accessibility. Social inclusion.</p>2024-07-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1089BANHEIROS NEUTROS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O SETOR TURÍSTICO E HOTELEIRO2024-01-30T09:47:30-03:00Priscila Cembranelpriscila_cembranel@yahoo.com.brCíntia Martinspriscila_cembranel@yahoo.com.brAndré Riani Costa Perinottopriscila_cembranel@yahoo.com.br<p><strong>RESUMO:</strong> O debate em torno dos banheiros neutros é uma questão complexa que abrange aspectos constitucionais, bioéticos e filosóficos, com relevância significativa no contexto do turismo, onde a inclusão e a igualdade de direitos são cada vez mais valorizadas. Este artigo explora a interseção entre banheiros neutros em locais turísticos e hotéis, buscando entender como essa abordagem pode promover a inclusão de maneira eficaz. Os resultados evidenciam que a criação de banheiros neutros é uma alternativa inclusiva que elimina a segregação e promove um ambiente acolhedor para a comunidade LGBTQIAP+. No entanto, alguns críticos argumentam que isso pode ser interpretado como segregação ou estímulo à homofobia, defendendo a criação de espaços onde as diferenças sejam aceitas e respeitadas por todos. <strong>Palavras-chave: </strong>Banheiro neutro; banheiro de gênero neutro; Turismo; Hotelaria; LGBTQIAP+.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT:</strong> The debate surrounding neutral bathrooms is a complex issue that covers constitutional, bioethical and philosophical aspects, with significant relevance in the context of tourism, where inclusion and equal rights are increasingly valued. This article explores the intersection between gender-neutral bathrooms in tourist sites and hotels, seeking to understand how this approach can effectively promote inclusion. The results show that the creation of neutral bathrooms is an inclusive alternative that eliminates segregation and promotes a welcoming environment for the LGBTQIAP+ community. However, some critics argue that this could be interpreted as segregation or encouraging homophobia, advocating the creation of spaces where differences are accepted and respected by all. <strong>Keywords:</strong> Neutral bathroom; gender neutral restroom; Tourism; Hospitality; LGBTQIAP+.</p>2024-01-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1123UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE LAZER E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS2024-07-28T10:52:54-03:00Arlindo José de Souza Netoarlindosociologo@gmail.comBismark de Oliveira Gomesarlindosociologo@gmail.comLaura Pollyanna Rodrigues de Meloarlindosociologo@gmail.comRaquel Ariely Garcia Costaarlindosociologo@gmail.com<p>O presente texto é um livre ensaio teórico que busca fazer uma reflexão sobre a problemática do lazer e das pessoas idosas que residem em instituições de acolhimento de longa duração. Propor uma reflexão sobre essa relação, favorece uma análise a respeito das contribuições da categoria de lazer no processo de inserção social da terceira idade nos espaços de acolhimento institucional. Deste modo, destacamos que o lazer não pode ser tratado como mera válvula de escape, instrumentalizado como passatempo bobo ou mesmo como simples reprodução cotidiana do tempo do idoso. O lazer pode ser um tempo privilegiado para a vivência da cultura, em seu sentido amplo, como coloca Marcellino (2006). Este tempo de lazer não deve, pois, reproduzir somente o status quo, mas ir além, podendo ser um tempo privilegiado e crítico de desenvolvimento pessoal e social. Para a população idosa, não deve ser somente um tempo de descanso, dança ou de jogos, mas de autoconhecimento e reforço de vínculos sociais. No mais, salientamos que pensar políticas públicas que incluam o lazer como ferramenta de inclusão social para a população idosa é fundamental para a manutenção da dignidade humana. É possível pensar o lazer em diversas dimensões conforme exposto anteriormente, não somente no contexto da saúde, mas de forma holística na vida dessa população, garantindo direitos e uma expectativa de vida com mais qualidade. E sem dúvidas as ciências sociais e humanas podem contribuir nesta discussão.</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/GEPLAT/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1121TRABALHO EMOCIONAL, DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E EMPREGO TURÍSTICO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN2024-07-23T15:31:16-03:00Michele Costa Alvesmichelecosta@alu.uern.brIáscara Gislâne Cavalcante Alvesiascaragislane@gmail.com<p>No âmbito profissional, o trabalho emocional, compreendido como uma gestão de sentimentos, é comumente utilizado por trabalhadores que atuam mediante contato direto com pessoas (Hochschild, 2012), como os prestadores de serviços que operam em meios de hospedagem: recepcionistas, maître de restaurante, cerimonialistas, camareiras, governantas etc. Além das habilidades técnicas, esses profissionais precisam dominar habilidades interpessoais (Teixeira & Zuin, 2016). Assim, para além da realização dos serviços prestados, como atender e servir os hóspedes, esses profissionais precisam controlar suas emoções e sentimentos, ao passo que interagem através de uma imagem polida, educada e gentil com clientes, fornecedores e chefias. Mediante o exposto, esta pesquisa problematizou compreender como o trabalho emocional opera no âmbito profissional de mulheres ocupadas em meios de hospedagem no município de Mossoró/RN. Neste sentido, a pesquisa objetivou entender como se dá o trabalho emocional na profissão de mulheres que atuam em meios de hospedagem, buscando analisar certos aspectos da divisão sexual do trabalho que são estruturantes nas relações de trabalho no turismo. Para isso, a pesquisa estabeleceu dois objetivos específicos: a) identificar o perfil das profissionais trabalhadoras nos meios de hospedagem e b) analisar de que forma essas profissionais se percebem mediante as exigências performáticas advindas do trabalho emocional. Esta pesquisa, de cunho qualitativa, se deu mediante a realização de entrevistas estruturadas – composta por um questionário com 22 perguntas – com profissionais femininas que atuam em meios de hospedagem no município de Mossoró/RN. A <em>entrevista</em> como fonte de coleta de dados refere-se “a informações diretamente construídas no diálogo com o indivíduo entrevistado e tratam da reflexão do próprio sujeito sobre a realidade que vivencia” (Minayo, 2010, p. 65). Logo, a amostragem – por acessibilidade – da pesquisa foi constituída de entrevistas em 03 hotéis do supracitado município, cujos nomes aqui serão mantidos no anonimato. Desse modo, ao realizar um recorte de gênero, a pesquisa entrevistou um total de 07 mulheres ocupadas como recepcionistas, governanta, cozinheira, contabilista e maître de restaurante. Assim, entre os dias 17 e 20 de maio de 2024, esta pesquisa – <em>in loco</em> nos 3 hotéis –realizou entrevistas com 7 profissionais durante os horários de expediente, o que possibilitou um maior contato com o campo estudado, bem como, a observação dos comportamentos das trabalhadoras no ambiente laboral em questão. Após a coleta de dados, procedeu-se a tabulação do material das entrevistas, seguido de uma análise descritiva das respostas, identificando a existência de elementos do trabalho emocional exigido às profissionais, bem como, a percepção de como se estruturam certas relações de poder nesse mercado de trabalho turístico.</p>2024-07-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/GEPLAT/UERNhttps://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/1108MIGRANTES AFRO-ANTILHANOS NO SISTEMA TURÍSTICO DO PANAMÁ: ENTRE TRAJETÓRIAS HUMANAS E A CONSTRUÇÃO DO VALOR TURÍSTICO2024-06-25T17:27:55-03:00Raoni Borges Barbosaraoniborgesbarbosa@gmail.com<p><strong>RESENHA / REVIEW</strong></p> <p><strong> </strong><strong>MIGRANTES AFRO-ANTILHANOS NO SISTEMA TURÍSTICO DO PANAMÁ: ENTRE TRAJETÓRIAS HUMANAS E A CONSTRUÇÃO DO VALOR TURÍSTICO</strong><a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a></p> <p><strong> </strong><em>AFRO-ANTILLEAN MIGRANTS IN PANAMA'S TOURISM SYSTEM: BETWEEN HUMAN TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF TOURIST VALUE</em></p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> GUERRÓN MONTERO, Carla. <strong>Población afroantillana y Turismo en Panamá: </strong>de migrantes temporales a atractivos permanentes. Equador: FLACSO, 2023.</p>2024-06-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN