Multimodalidade nos Discursos Contemporâneos
Abstract
Nas ciências da linguagem, há muito se discute as produções de sentido dos textos, mas as discussões centrais eram em torno da materialidade verbal, salvo poucas exceções. Apenas na década de 1980, com a publicação de Social Semiotics (HODGE; KRESS, 1988), a abordagem multimodal trouxe à tona o estudo do significado produzido por meio de outros sistemas semióticos que vão além do verbo. No Brasil, esses estudos chegaram em fins da década de 1990 e vêm ganhando força desde então.
Acompanhando o crescimento da área no mundo, a internet se popularizou e mudou a história da humanidade. Não é difícil perceber que as produções textuais em ambientes digitais e todas as discussões que eles engendraram ao longo dos últimos vinte anos, pelo menos, são um prato cheio para fomentar a pesquisa científica da área de Semiótica Social e humanidades digitais em geral, que são o foco deste livro.
Aqui, o que nós estamos propondo é mais uma obra que busca contribuir com a área da Semiótica Social e suas relações com outras áreas, como a Análise Crítica do Discurso, que lançam luzes sobre temáticas variadas, como política, humor, cinema, pautas sociais, educação, entre outros. Trazemos, portanto, vinte textos frutos de pesquisas de iniciação científica e Mestrado produzidas no Rio Grande do Norte, como forma de enaltecer a Semiótica Social e seus casamentos teóricos possíveis e provocar reflexões no leitor, convidando-o a pensar conosco sobre assuntos que têm sido pauta nos últimos anos.
Este livro está organizado em seis partes.
A Parte I - Multimodalidade no discurso publicitário é composta por três capítulos:
Capítulo 1 - Uma análise multimodal de e-mails promocionais: a tentação consumista dos cupons e cashback na palma da mão, de Maria Geizi Silva Pinto e José Roberto Alves Barbosa;
Capítulo 2 - Análise multimodal: um estudo de cartazes de combate ao tabagismo produzidos pelo Instituto Nacional de Combate ao Câncer - INCA, de Antonia Monaiza da Silva;
Capítulo 3 - Análise multimodal de propagandas de produtos capilares para cabelos femininos: dos lisos ao processo de transição para o afro, de Luciana Dantas de Souza e Moisés Batista da Silva;
A Parte II - Multimodalidade no discurso fílmico também é formado por três capítulos:
Capítulo 4 - Estereótipos e resistência feminina: uma análise multimodal e discursiva do videoclipe gueto, de Marcela Aianne Rebouças, Iasmim Cristina de Sousa e Edgley Freire Tavares;
Capítulo 5 - Atos de fala diretivos e assertivos: estudos pragmáticos de Searle e a Gramática do design visual de Kress e van Leeuwen, de Joilton Garcia do Amaral e Pedro Adrião da Silva Júnior;
Capítulo 6 - A representação imagética nos cartazes dos filmes Malévola, Coringa e Cruella à luz da Gramática do design visual, de Antonia Rayane Felix Barra, Maria Eduarda Regis Pinto e Rayssa Rovanya Torquato Carvalho;
A Parte III - Multimodalidade no discurso político abarca um total de quatro capítulos:
Capítulo 7 - Gramática do Design Visual: análise da metafunção interativa em capas da Revista Veja que retratam figuras políticas do cenário nacional, de Andrea Mikaelly Rebouças de Azevedo e João Paulo Rocha Silva;
Capítulo 8 - A representação intertextual no discurso político em capa de revista: uma comparação dos presidentes Trump e Bolsonaro, de Renatha Rebouças de Oliveira e José Roberto Alves Barbosa; Capítulo 9 - Três momentos do governo Bolsonaro em três imagens da fotojornalista gabriela biló: uma análise multimodal, de Antonia Jackcioneide Oliveira da Silva, Bruna da Costa Targino, Reinaldo Lopes da Silva e Moises Batista da Silva;
Capítulo 10 - A linguagem neofascista no discurso bolsonarista: uma análise multimodal comparativa entre os pronunciamentos de Roberto Alvim e Goebbels, de Clístenes Oliveira da Silva e Sandson de Souza Costa;
A Parte IV - Multimodalidade no discurso humorístico também é constituído de quatro capítulos:
Capítulo 11 - Signos na pandemia: a crítica política em charges sob a ótica da Multimodalidade, de Rodrigo Marques Brito Barbosa e Moisés Batista da Silva;
Capítulo 12 - A construção dos significados no espaço visual das charges: uma análise à luz da metafunção interativa da Gramática do design visual, de Francisco Rangel dos Santos Sá Lima, Aldeci Fernandes da Cunha e Mércia Suyane Vieira Mendonça;
Capítulo 13 - A metafunção representacional em charges que abordam a figura do jovem negro: uma análise multissemiótica segundo a Gramática do design visual, de João Paulo da Penha Teodoro, Jocélio Coutinho de Oliveira e Maria Thárgilla Larissa Silva;
Capítulo 14 - Multimodalidade em postagens no Instagram: análise das fotos parodiadas de ostentação no perfil de Celeste Barber, de Alice Chaves de Lima, Karliane Gomes da Silva, Antonia Oziana Batista de Medeiros e José Roberto Alves Barbosa;
A Parte V - Multimodalidade e letramento crítico no discurso escolar apresenta três capítulos:
Capítulo 15 - Multimodalidade e discurso: uma análise das imagens nas atividades dos livros didáticos de Língua Portuguesa, de Fernanda Alves Cavalcante, Francisco Ebson Gomes-Sousa e Vicente de Lima-Neto;
Capítulo 16 - Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa: o Facebook como uma ferramenta de ensino, de Valéria Batista Costa Montenegro e Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares;
Capítulo 17 - Análise de anúncio em vídeo na aula de língua materna: por uma prática de letramento crítico multimodal, de Paula Priscilla Mendes de Carvalho e José Roberto Alves Barbosa;
A Parte VI - Multimodalidade e outras abordagens compõe-se dos últimos três capítulos desta obra:
Capítulo 18 - Os gêneros discursivos segundo a Análise de Discurso Crítica: concepções teórico-analíticas, de Débora Brenda Teixeira Silva e José Roberto Alves Barbosa;
Capítulo 19 – O discurso sexista nas indumentárias esportivas de atletas de elite, Vitória Costa de Jesus e Vicente de Lima-Neto;
Capítulo 20 - Análise geossemiótica dos espaços públicos e privados do centro da cidade de Mossoró, de Josielle Raquel Dantas da Silva e Moisés Batista da Silva.
A ideia da publicação desta obra foi inicialmente originada a partir das aulas da disciplina “Abordagem de textos multimodais”, componente curricular ministrado pelos professores José Roberto Alves Barbosa e Moisés Batista da Silva, no segundo semestre de 2021, no Mestrado em Ciências da Linguagem (PPCL/Uern), bem como dos estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa em Multimodalidade, Semiótica Social e TICs (Multisemiotics).
Este grupo de pesquisa está vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e ao Departamento de Letras Estrangeiras(DLE), da Faculdade de Letras e Artes (FALA), como também ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (Glinet), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na pessoa do Professor Vicente de Lima-Neto.
O Grupo Multisemiotics tem como objetivo principal pesquisar as bases, as interfaces, os desdobramentos e as novas tendências teóricas, metodológicas e analíticas que surgem a partir das várias abordagens que tratam a linguagem não só como sistema semiótico mas também como prática social. Para dar conta de todas essas abordagens, adotamos o termo guarda-chuva “Multissemiótica” dentro da qual, a princípio, pretendemos realizar estudos, discussões e pesquisas relacionados à Linguística Sistêmico-funcional, à Análise do Discurso Crítica, à Semiótica social, à Análise do Discurso Multimodal, aos Multiletramentos e às novas ferramentas e tendências tecnológicas aplicadas ou não aos espaços acadêmicos e escolares.
Por isso, basicamente, nossas pesquisas estão configuradas em duas linhas: A primeira linha de pesquisa é a Multissemiótica e Novas Tecnologias com Estudos, pesquisas e análises das múltiplas linguagens, semioses e letramentos, juntamente com suas interfaces e vertentes, bem como das novas tendências tecnológicas aplicadas em espaços escolares e não escolares. A segunda linha de pesquisa chamada Semiótica Social e Análise de Discurso Crítica propõe estudos críticos do discurso, textualmente orientados, para análise dos gêneros hegemonicamente e ideologicamente marcados.
Os capítulos, ora apresentados nesta obra, tentam abarcar as nuances, de uma forma ou de outra, dos pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes a essas tais linhas de pesquisa.
Dessa maneira, esperamos contribuir com os estudos da Multimodalidade, dos Multiletramentos e da Semiótica Social não só no interior das nossas universidades, mas também ampliar criticamente para o âmbito regional e nacional o horizonte dos discursos contemporâneos cada vez mais multissemióticos.